O HMS

O Colégio Hamilton Moreira da Silva – Colégio HMS  tem por missão educar crianças e adolescentes – calcando-se nos princípios éticos que norteiam o equilíbrio social – e neles, procura arraigar valores que lhes confiram atributos capazes de permitir- lhes autodisciplina e organização favoráveis à manutenção do ambiente necessário ao ensino e à aprendizagem. Visa-se à valorização da Educação, dos Profissionais a seu serviço, e à relação respeitosa entre docentes e discentes.

O respeito ao próximo, à diversidade e às obras dos homens; a cidadania criativa e participativa; a utilização das novas tecnologias; a preocupação com o meio ambiente; o debate aberto acerca de quaisquer questões e o combate ao bullying, por meio de orientação constante (para alunos, pais, professores e funcionários ) e de estudos acerca do tema, fazem parte da rotina do HMS.

Nossos alunos têm participação na organização e execução de eventos socioculturais, de voluntariado e desportivos. Nossa Equipe ocupa-se com o estímulo ao espírito investigador das crianças e dos jovens e com desenvolver, nos estudantes, o inconformismo, a necessidade de conhecer mais, a necessidade do Saber, no intuito de promover as transformações de que a sociedade necessita.

Não é à toa que, em sua maioria, findo o Ensino Médio, ao transporem os muros do HMS, nossos jovens mostram-se competentes empreendedores. E, apesar de sabermos da importância das tradições, aí está a imprescindível inserção na modernidade!

Atentos que estamos ao intenso ritmo da vida moderna, à enorme carga de trabalho dos familiares- além da redução dos espaços externos e seguros para o lazer e da utilização excessiva de jogos eletrônicos, tablets, smartphones, games e similares que, de certa forma, podem conduzir a criança e o adolescente introspectivos ao isolamento-, o Colégio HMS tem seu Projeto Pedagógico voltado não apenas para a incontestável excelência acadêmica ( o forte ensino), mas para a prática de atividades que englobem o brincar, o exercício físico, o relaxamento, a dança, o canto, as manifestações artísticas e culturais, o empreendedorismo, a preparação para a escolha da profissão e o ingresso nas melhores Universidades entre outros. Por isso proporciona, mensalmente, eventos que visam à integração de toda a comunidade escolar, nos quais os alunos se apresentam em culminâncias que englobam ciência e tecnologia, mas também oratória – em Português, Inglês e Espanhol -, teatro, poesia e apresentações musicais – música ao vivo e por intermédio da seleção de canções, na rádio escolar Conexão HMS.

Para tudo isso, conta, o Colégio HMS, com a Orientação Educacional e uma Coordenação Pedagógica atuantes, bem como Professores bem formados ( há pós-graduados e mestrandos), comprometidos com sua nobre Profissão e em ininterrupto processo de atualização. Visamos à Educação, à valorização do Ser e de suas obras, além do sentimento preservacionista. Um trabalho voltado para uma pedagogia do afeto e no qual cada aluno é conhecido, orientado, avaliado e acompanhado individualmente fazendo com que se sinta feliz dentro da escola.

Seja bem-vindo ao HMS, uma Escola que se fez Forte!