Matemática 2 – 1º Ano – 01/04/2020
Olá pessoal,
Começaremos uma nova etapa nas aulas de Matemática 2, estudando uma classe de softwares fundamental quando o assunto é o uso de recursos computacionais no aprendizado da matemática, a saber, os assim denominados softwares de geometria dinâmica. Um software de geometria dinâmica é um ambiente que permite simular construções geométricas no computador. Diferentemente do que ocorre com a régua e o compasso tradicionais, as construções feitas com este tipo de software são dinâmicas e interativas, o que faz do programa um excelente laboratório de aprendizagem da geometria. O aluno (ou o professor) pode testar suas conjecturas (se você não souber, pesquise o que é conjectura) através de exemplos e contraexemplos que ele pode facilmente gerar. Uma vez feita a construção, pontos, retas e círculos podem ser deslocados na tela mantendo-se as relações geométricas (pertinência, paralelismo, etc) previamente estabelecidas, permitindo assim que o aluno (ou o professor), ao invés de gastar o seu tempo com detalhes de construção repetitivos, se concentre na associação existente entre os objetos.
Em nossas aulas usaremos o software GeoGebra 5.x (ou superior, mas eu mantenho o geogebra 5 instalado na minha máquina e os vídeos serão baseados nele), desenvolvido pelo professor Markus Hohenwarter da Universidade de Linz, na Austria. Além de ser gratuito tem código aberto e roda em qualquer plataforma (Microsoft Windows, Linux, Macintosh, etc).
Aprender a usar o software é apenas o começo. Espera-se que você, ao longo destas aulas, ganhe a habilidade de decidir criticamente quando e como usá-lo em seus estudos individuais.
Não deixe as dúvidas acumularem. Caso elas apareçam ou caso você enfrente algum tipo de dificuldade com o computador, registre o fato no fórum de dúvidas no moderna compartilha (LMS) para que juntos possamos construir um conhecimento bem sólido a respeito do tema. Vocês ganharão muito com isso.
Atividade 1:
O primeiro passo é instalar o programa Geogebra 5.x em seu computador (existe aplicativo para celular, mas use-o apenas se você estiver sem computador).
Para isto, clique no link “Como instalar” do menu no topo da página Web:
http://www.geogebra.im-uff.mat.br/
Recomendo que você use a opção de instalação online.
Lembre-se que sua máquina deve ter a linguagem Java habilitada! Caso você não consiga executar o programa após instalá-lo, é bem provável que este seja o motivo. Neste caso, baixe e instale o “Java Runtime Environment” (JRE) disponível no seguinte endereço:
http://www.java.com/pt_BR/.
Ter o programa instalado e funcionando é essencial para o prosseguimento das demais atividades. Em caso de dificuldades, registre-as no fórum de dúvidas da nossa plataforma no LMS da Moderna Compartilha.
CUIDADO! CUIDADO! CUIDADO!
A ordem de instalação é importante: você deve primeiro instalar o “Java Runtime Environment” (JRE) e, depois, o GeoGebra 5.x. Se você instalar o GeoGebra 5.x e ele não executar, remova-o de seu sistema, instale o “Java Runtime Environment” (JRE) e, então, reinstale o GeoGebra 5.x.
Após instalar o GeoGebra 5.x, faça um pequeno depoimento da sua experiência pessoal com relação ao processo de instalação do GeoGebra 5.x no fórum da plataforma de nome: “Atividade 1 de Mat2 – Instalação do Geogebra”. Seu depoimento pode ser importante para os colegas que ainda não instalaram o programa e, também, para mim que, a partir dos relatos efetuados, posso tentar melhorar o processo de instalação.
ATIVIDADE 2:
Estude os tutoriais do GeoGebra de 1 a 8 disponíveis no seguinte endereço (escolha a opção “VÍDEOS TUTORIAIS” no menu principal):
http://www.geogebra.im-uff.mat.br/
Neles, você aprenderá noções básicas da interface do programa e verá como construir e manipular pontos, retas e círculos. Atenção: recomendo que, além de assistir aos tutoriais, você tente, concomitantemente, reproduzir as instruções apresentadas! Afinal, uma coisa é ver, outra é fazer.
Implemente a construção descrita no tutorial 8, salve-a com o nome “tutorial-08.ggb” e, então, anexe-a em uma mensagem no fórum da plataforma de nome “Atividade 2 de Mat2: Construção do Tutorial 8”. Na mesma mensagem, responda à seguinte pergunta: “O que aconteceria se, no tutorial 8, ao invés de esconder as duas circunferências, você as tivesse apagado?”.
Boa sorte e bons estudos!!