9º Ano – Matemática 2 – 06/04/2020

Bom dia a todos,

Primeiro gostaria de levantar um detalhe do nosso fórum. Todo dia do nosso cronograma de postagens do blog (seg – mat2; ter – mat1; qua – fís; sex – mat1) a primeira coisa que faço é olhar o blog para ver quais são as dúvidas, pois isto pode alterar até mesmo o conteúdo que será postado neste dia. É muito importante que você participe do fórum de dúvidas, converse comigo, para que eu possa orientá-lo. Hoje, por exemplo, deixei uma orientação a respeito de como tirar a dúvida. Você está estudando sozinho. Você e o livro. Você tem que ler atentamente para entender o que o autor pretende dizer. Às vezes o conteúdo não é assimilado por conta de um pequeno detalhe que talvez você tenha deixado passar, como por exemplo, uma palavra que não conste em seu vocabulário. Além de uma dedicação forte que preciso de vocês, preciso que você me diga exatamente (o mais preciso possível) qual é a sua dúvida. Já gerei videos para vocês por conta da dúvida de um colega. Dúvida esta que ajudou a todos.

Mas voltando ao objetivo de hoje, que é Matemática 2: Começaremos uma nova etapa nas aulas de Matemática 2, estudando uma classe de softwares fundamental quando o assunto é o uso de recursos computacionais no aprendizado da matemática, a saber, os assim denominados softwares de geometria dinâmica. Um software de geometria dinâmica é um ambiente que permite simular construções geométricas no computador. Diferentemente do que ocorre com a régua e o compasso tradicionais, as construções feitas com este tipo de software são dinâmicas e interativas, o que faz do programa um excelente laboratório de aprendizagem da geometria. O aluno (ou o professor) pode testar suas conjecturas (se você não souber, pesquise o que é conjectura) através de exemplos e contraexemplos que ele pode facilmente gerar. Uma vez feita a construção, pontos, retas e círculos podem ser deslocados na tela mantendo-se as relações geométricas (pertinência, paralelismo, etc) previamente estabelecidas, permitindo assim que o aluno (ou o professor), ao invés de gastar o seu tempo com detalhes de construção repetitivos, se concentre na associação existente entre os objetos.
Em nossas aulas usaremos o software GeoGebra 5.x (ou superior, mas eu mantenho o geogebra 5 instalado na minha máquina e os vídeos serão baseados nele), desenvolvido pelo professor Markus Hohenwarter da Universidade de Linz, na Austria. Além de ser gratuito tem código aberto e roda em qualquer plataforma (Microsoft Windows, Linux, Macintosh, etc).
Aprender a usar o software é apenas o começo. Espera-se que você, ao longo destas aulas, ganhe a habilidade de decidir criticamente quando e como usá-lo em seus estudos individuais.
Não deixe as dúvidas acumularem. Caso elas apareçam ou caso você enfrente algum tipo de dificuldade com o computador, registre o fato no fórum de dúvidas no moderna compartilha (LMS) para que juntos possamos construir um conhecimento bem sólido a respeito do tema. Vocês ganharão muito com isso. 

Atividade 1:

O primeiro passo é instalar o programa Geogebra 5.x em seu computador (existe aplicativo para celular, mas use-o apenas se você estiver sem computador).

Para isto, clique no link “Como instalar” do menu no topo da página Web:

http://www.geogebra.im-uff.mat.br/

Recomendo que você use a opção de instalação online.

Lembre-se que sua máquina deve ter a linguagem Java habilitada! Caso você não consiga executar o programa após instalá-lo, é bem provável que este seja o motivo. Neste caso, baixe e instale o “Java Runtime Environment” (JRE) disponível no seguinte endereço:
http://www.java.com/pt_BR/.
Ter o programa instalado e funcionando é essencial para o prosseguimento das demais atividades. Em caso de dificuldades, registre-as no fórum de dúvidas da nossa plataforma no LMS da Moderna Compartilha.

CUIDADO! CUIDADO! CUIDADO!
A ordem de instalação é importante: você deve primeiro instalar o “Java Runtime Environment” (JRE) e, depois, o GeoGebra 5.x. Se você instalar o GeoGebra 5.x e ele não executar, remova-o de seu sistema, instale o “Java Runtime Environment” (JRE) e, então, reinstale o GeoGebra 5.x.

Após instalar o GeoGebra 5.x, faça um pequeno depoimento da sua experiência pessoal com relação ao processo de instalação do GeoGebra 5.x no fórum da plataforma de nome: “Atividade 1 de Mat2 – Instalação do Geogebra”. Seu depoimento pode ser importante para os colegas que ainda não instalaram o programa e, também, para mim que, a partir dos relatos efetuados, posso tentar melhorar o processo de instalação.

ATIVIDADE 2:

Estude os tutoriais do GeoGebra de 1 a 8 disponíveis no seguinte endereço (escolha a opção “VÍDEOS TUTORIAIS” no menu principal):

http://www.geogebra.im-uff.mat.br/

Neles, você aprenderá noções básicas da interface do programa e verá como construir e manipular pontos, retas e círculos. Atenção: recomendo que, além de assistir aos tutoriais, você tente, concomitantemente, reproduzir as instruções apresentadas! Afinal, uma coisa é ver, outra é fazer.

Implemente a construção descrita no tutorial 8, salve-a com o nome “tutorial-08.ggb” e, então, anexe-a em uma mensagem para o seu professor dentro da plataforma usando o título: “Construção do Tutorial 8”. Na mesma mensagem, responda à seguinte pergunta: “O que aconteceria se, no tutorial 8, ao invés de esconder as duas circunferências, você as tivesse apagado?”.

Boa sorte e bons estudos!!