9º Ano – Matemática 2 – 13/04/2020
Bom dia pessoal,
Bem! Na aula de Matemática 2 passada, no dia 06/04/2020 você deve ter iniciado o estudo do geogebra e teve duas atividades para fazer. Se você ainda não fez, volte ao dia seis e faça esta aula por completo.
Na aula de hoje, continuaremos o nosso estudo usando o Geogebra.
ATIVIDADE 3
Desenhe um quadrilátero ABCD e, em seguida, marque os pontos médios X, Y , W e Z dos segmentos AB, BC, CD e DA, respectivamente. Não é necessário que os nomes dos pontos apareçam em sua construção (você aprenderá a fazer isto em um próximo tutorial).

Implemente essa construção no GeoGebra, salve-a com o nome “varignon.ggb” e, então, anexe-a em uma mensagem enviada a mim pela plataforma (LMS – Moderna Compartilha) colocando o nome “O Teorema de
Varignon”. Na mesma mensagem, responda às seguintes perguntas:
(a) Quais são os pontos livres da construção?
(b) Que propriedade marcante o quadrilátero XYWZ possui? Faça sua conjectura e prove-a (visualizando a mesma no geogebra ao mover os pontos que você criou).
Obs.: Caso você não saiba o que é conjectura, não se desespere. Faça uma pesquisa rápida na internet e você aumentará o seu vocabulário. Observe que o exercício é de simples realização mas você não deve se assustar com o nome do teorema, ok?
ATIVIDADE 4
Informática é realmente uma ferramenta útil para o ensino da matemática? Existem diversos artigos no endereço: http://www.geogebra.im-uff.mat.br/, disponíveis no link “Biblioteca”, entre eles o artigo “A Aprendizagem da Matemática em Ambientes Informatizados”, de Maria Alice Gravina e
Lucila Maria Samtarosa no qual as autoras discutem o assunto e apresentam argumentos para uma resposta positiva. (Não é necessário imprimir o artigo, por favor!) O que eu gostaria neste momento é levantar uma discussão pedindo para você levantar um aspectivo positivo do uso da informática no processo de ensino e aprendizagem da matemática. E aspectos negativos? Você consegue levantar algum? Envie sua resposta no fórum da plataforma intitulado: “Atividade 4 – Análise do uso da informática no ensino/aprendizagem de Matemática”.
Boa sorte e bons estudos!
Mundico
Mundico, consegui fazer a figura mas não consigo salvar para anexar para te enviar.
E seria pra postar no fórum do compartilha?
Olá, olhando aqui na planilha, vejo que você ainda não fez a atividade 2. Como é uma construção do conhecimento, fica mais difícil ir pulando etapas. Vamos voltar então até a aula da semana anterior para fazermos a atividade 2 inicialmente? Você assistiu a todos os tutoriais como foi solicitado? Foi fazendo as suas construções paralelamente ao tutorial (fortemente recomendado)? Dentro destes tinha a opção de salvar. O arquivo a ser salvo ficará numa extensão *.ggb que é o formato do geogebra. E a atividade 2 é para ser enviada dentro do LMS (Moderna Compartilha) mandada por mensagem. Nesta, você poderá responder ao questionamento proposta e anexar o arquivo salvo na atividade (com a descrição solicitada no problema, ok?). Veja se você consegue caminhar mais um pouco com estas informações e se travar de novo me avise. Forte abraço e até a próxima. Mundico
mundico é para fazer igual a esse desenho né?
Olá Julia,
Você precisa entender a lógica do desenho em si. Como são construídos estes pontos. Vai sair bem parecido e depois você poderá movimentar os pontos, ok?
Veja se deu pra entender por favor.
Mundico