1º ano – Matemática 1 – 08/05/2020
Bom dia pessoal,
Primeiro gostaria de prestar um auxílio a quem está tentando se organizar e colocar em dia todas as atividades de Matemática 1, Matemática 2 e Física.
Acrescentei na minha planilha a data na qual vocês encontrarão cada atividade. Esta “pescaria” deu trabalho mas pode ajudar na hora da pessoa se organizar. Mas eu já deixo aí um grande problema. Se a pessoa for apenas “pinçando” as atividades talvez não consiga criar um conhecimento sólido em relação ao aluno que fez todas as atividades na ordem, independente de ter que entregar ou não. As atividades (conteúdos) não foram criados aleatoriamente. São criados sequencialmente, de maneira muito responsável, para que você, mesmo a distância, possa aprender de uma forma diferente do que estávamos acostumados. Na verdade, a única diferença que eu percebo é o tempo que leva para o aluno tirar uma dúvida. No presencial era pá-pum! Agora o aluno precisa escrever sua dúvida no fórum ou mandar uma mensagem para o professor. Demora mais? Claro! Então a minha dúvida permanecerá? Claro que não!!! Vamos resolver o problema, nem que leve uma semana! Mas vamos resolver! O que não podemos é desistir.
Ao longo desta quarentena tenho percebido alunos que conseguiram aprender, conseguiram tirar dúvidas, enfim: conseguiram crescer. Aprenderam não só a matéria específica da disciplina, mas alguns estão virando verdadeiros especialistas em novas tecnologias (alguns nem gostavam por incrível que pareça). Outra grande vantagem desta época está sendo o treino de redação. Vocês já estão até escrevendo melhor! O treinamento leva à perfeição.
Mas vamos deixar de conversa e vamos ao que interessa. Abaixo deixarei a imagem das atividades que merecem mais atenção (não está incluída ainda a atividade de hoje, ok?)

Sem mais delongas, vamos à aula de hoje, propriamente dita:
Estou muito contente pois tive neste início de semana um número maior de alunos fazendo as atividades, ou seja, temos agora um grupo maior de estudantes que estão entendendo as propostas e construindo um conhecimento novo, mesmo à distância.
Hoje queria que vocês aprendessem uma nova ferramenta que foi criada para facilitar a digitação de fórmulas matemáticas no computador.

LaTeX é o nome da fera! E é escrito assim mesmo, alternando letras maiúsculas e minúsculas.
A pronúncia é que eu sou muito desconfiado pois acredito que as pessoas estejam fazendo de forma errada. Eu escuto no meio acadêmico a maioria falando “latéki”. Vamos dar uma pesquisada no tio Google:

Na minha pesquisa feita no Google Chrome, as duas primeiras “respostas” foram: um applet do próprio Google e um site que achei muito interessante e deixarei como dica para que vocês o conheçam, pois, pelo que pude entender, trabalha com pronúncias de forma colaborativa. As pessoas enviam o aúdio com a palavra a ser dita, provavelmente cada um no seu quadrado. Ou seja, teremos sempre as pronúncias de pessoas nativas. Achei muito interessante.
Mas afinal de contas, o que é o LaTeX?
LaTeX (abreviação de Lamport TeX) é um sistema de preparação de documentos. Ao escrever, o escritor usa texto simples, ao invés do texto formatado (encontrado em processadores de texto WYSIWYG como Microsoft Word, LibreOffice Writer e Apple Pages). Ou seja, se precisarmos escrever uma fórmula matemática por exemplo, o LaTeX entraria em cena, com uma qualidade de imagem superior aos concorrentes. Por este motivo ela está sendo largamente utilizada no meio acadêmico. O LaTeX foi desenvolvido na década de 80, por Leslie Lamport, estando atualmente na versão denominada LaTeX 2e. Uma nova versão do LaTeX, chamada LaTeX3[3], tem sido objeto de pesquisa e desenvolvimento há mais de uma década, mas ainda não é recomendada para uso intensivo.
Vamos a alguns exemplos:
Se quisermos escrever a fração

No LaTeX precisaríamos apenas escrever o comando que está entre aspas: “\frac{18}{5}”.
Consegue perceber a facilidade que isto pode trazer? Queremos escrever a fração nove oitavos e para isso nem precisaríamos sair do teclado e digitaríamos “\frac{9}{8}.
Para fazermos uma potência teríamos que usar o comando: ^{}
Exemplo: 10^{-8}
Produziria:

E podemos combinar duas ou mais funções gerando exemplos bem interessantes. Se quisermos escrever a expressão:

Precisaríamos escrever o seguindo comando:
“10^{-\frac{1}{2}} +\frac{4}{6^{3}}”
Tente observar como uma função está dentro da outra.
Você talvez esteja se perguntando onde você poderia praticar estes comandos. Respondo: Na nossa plataforma da moderna compartilha, ao escrever uma mensagem ou então ao responder um fórum, você já deve ter passado por esta ferramenta e nem percebeu.

Repare que existe um botão “fx”, que é para inserir uma equação. E adivinhe em que “linguagem” você irá escrevê-la?
“Certô miserávi!” (Espero que você lembre deste meme)
É em LaTeX mesmo!
Mas na plataforma tem vários botões que nos auxiliarão na confecção das fórmulas. Só iremos aprender praticando.
Atividade
Vamos escrever equações em LaTeX. Mande-me uma mensagem na plataforma explorando esta funcionalidade.
Preciso que você reproduza, em LaTeX, as seguintes fórmulas:




Na mensagem preciso que você me mostre como ficou a equação e como ela foi feita, ok? Você colocará as quatro equações em uma mensagem só. Divirta-se! Sinceramente acho isto muito legal! E se você parar para perceber será uma ferramenta poderosa para nos comunicarmos na plataforma tirando dúvidas ou até mesmo respondendo questões.
Antes de encerrar, vou colocar aqui mais ou menos como vocês devem mandar as equações:

Nem se assustem com a imagem acima pois ela é apenas um exemplo. O que vocês precisam me mandar são as quatro fórmulas que solicitei.
Boa sorte e bons estudos!
Mundico