9º Ano – Matemática 1 – 08/05/2020
Bom dia pessoal,
Primeiro gostaria de prestar um auxílio a quem está tentando se organizar e colocar em dia todas as atividades de Matemática 1, Matemática 2 e Física.
Acrescentei na minha planilha a data na qual vocês encontrarão cada atividade. Esta “pescaria” deu trabalho mas pode ajudar na hora da pessoa se organizar. Mas eu já deixo aí um grande problema. Se a pessoa for apenas “pinçando” as atividades talvez não consiga criar um conhecimento sólido em relação ao aluno que fez todas as atividades na ordem, independente de ter que entregar ou não. As atividades (conteúdos) não foram criados aleatoriamente. São criados sequencialmente, de maneira muito responsável, para que você, mesmo a distância, possa aprender de uma forma diferente do que estávamos acostumados. Na verdade, a única diferença que eu percebo é o tempo que leva para o aluno tirar uma dúvida. No presencial era pá-pum! Agora o aluno precisa escrever sua dúvida no fórum ou mandar uma mensagem para o professor. Demora mais? Claro! Então a minha dúvida permanecerá? Claro que não!!! Vamos resolver o problema, nem que leve uma semana! Mas vamos resolver! O que não podemos é desistir.
Ao longo desta quarentena tenho percebido alunos que conseguiram aprender, conseguiram tirar dúvidas, enfim: conseguiram crescer. Aprenderam não só a matéria específica da disciplina, mas alguns estão virando verdadeiros especialistas em novas tecnologias (alguns nem gostavam por incrível que pareça). Outra grande vantagem desta época está sendo o treino de redação. Vocês já estão até escrevendo melhor! O treinamento leva à perfeição.
Mas vamos deixar de conversa e vamos ao que interessa. Abaixo deixarei a imagem das atividades que merecem mais atenção.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa que é a aula de hoje.
Como forma de revisão da matéria, vou deixar a vergonha de lado e postar aqui o vídeo que fizemos no dia 26/03, iniciando o estudo de equação do 2º grau. Infelizmente, a gravação feita pelo programa gravou a minha imagem no meio da imagem de todo mundo.

Eu achava que o programa ia gravar só a minha câmera (hoje eu já sei como controlar isso após diversas aulas ao vivo que fiz para a Faculdade de Vassouras) e gravou a tela toda. Por este motivo eu ainda não tinha postado este vídeo, achando até que o vídeo estava perdido. Como a gente nunca para de estudar, eu estava aprendendo a mexer num software de edição de vídeos um pouco mais poderoso do que eu uso normalmente e consegui uma ferramenta que é capaz de pegar um pequeno pedaço de um vídeo. E aí tentei salvar aquele nosso vídeo. Não ficou bom, mas eu gostaria que hoje vocês agissem como verdadeiros arqueólogos, tentando decifrar as mensagens enigmáticas de uma civilização antiga.
Pegue seu caderno, e assista o vídeo abaixo da nossa aula ao vivo registrando tudo o que foi visto em aula, se a imagem não ajudar, tente pegar a informação pelo áudio. Anote tudo no seu caderno.
Acredito que o seu cérebro esteja pedindo por um desafio um pouco maior.
Só para não deixá-lo triste e exercitarmos um pouquinho a fórmula de Bháskara, gostaria também que você fizesse estes exercícios aqui em seu caderno (não é preciso entregar a atividade de hoje, mas é preciso fazer!).
Deixarei o gabarito para vocês, mas farei mais uma brincadeira. Não deixarei o gabarito na ordem, beleza? Estarão todas as respostas aí, porém estarão misturadas.
Exercício: Resolva as equações do 2º grau, sendo U = IR.
(Obs.: Quando um exercício diz “sendo U = IR” ele está querendo dizer que o seu conjunto-universo é o conjunto de todos os números reais. Em outras palavras, ele quer dizer que as nossas respostas só poderão ser números reais. Se acharmos outro número que não seja número real, ele não poderá fazer parte da nossa resposta, beleza? Mas não fique confuso, para hoje isto não será nem necessário pensar. Na verdade, na maioria das vezes, não precisa esquentar muito a cabeça com isso. Mas é bom saber)
a) x² – 10x + 16 = 0
b) x² – 14x + 40 = 0
c) x² – 8x + 15 = 0
d) x² – 12x + 35 = 0
e) x² – 11x + 18 = 0
f) x² – 8x + 7 = 0
Gabarito: (Se você quiser vá colocando a letra correspondente em cada solução – Lembrando mais uma vez que esta atividade não precisa ser entregue, ok? – É para fazer e deixar no caderno. Na verdade estou começando a testar a maturidade de vocês em fazer a atividade para que você adquira conhecimento.)
( ) S = { 5, 7}
( ) S = { 2, 8}
( ) S = { 3, 5}
( ) S = { 2, 9}
( ) S = { 4, 10}
( ) S = { 1, 7}
( ) S = { 5, 9}
Espero que você tenha observado que existe uma resposta a mais. Sim, é verdade! Mas é só para você não deixar a última equação sem fazer pois você já saberá a resposta. Eu preciso que você desenvolva todas as equações. Coloque sempre a fórmula de Bháskara para o seu cérebro memorizar cada vez mais, ok?
Boa sorte, bons estudos e um bom final de semana.
Mundico
Ps.: Acabei de receber a imagem a seguir, lembrei de vocês e tive que voltar aqui e complementar a postagem de hoje.

Professor, você ainda vai fazer mais aulas online?
Se vocês acharem que vale a pena, tmj!
Eu prefiro q tenha mais aulas online pois acho q aprenderia a matéria melhor
Na verdade as pessoas estão tendo uma ideia errada deste processo de aprendizagem. Eu acredito fortemente que não seria para escolhermos um OU outro meios de construção de aprendizagem. Na verdade o que temos que fazer é AGREGARMOS todas as possibilidades. Se você observar as minhas aulas e avaliações, perceberá isso. Na diversidade de formas de aprender. Precisamos de todas elas! Esta será mais uma (que diga-se de passagem eu já usei a mais de um mês) e venho usando direto na faculdade que trabalho. Por isso que digo, com experiência, de que será uma ferramenta ADICIONAL. Não significa que as outras serão abolidas. Ela chegará para nos AUXILIAR neste processo, cujo protagonista, diretor e produtor é você. De nada adiantará as ferramentas se não partir de cada um o interesse necessário para criar dentro de si o despertar da necessidade e o principalmente do gosto pelo estudo.
O que sei é que juntos poderemos construir um conteúdo sólido capaz de resolver as questões que virão no vestibular de vocês, mostrando para muitos que não acreditam que conseguiremos. Juntos conseguiremos mostrar aos incrédulos que vocês tem a capacidade de aprender estejam onde estiverem. Não me interessa onde estão seus corpos. Quero direcionar onde a mente de vocês estará: focada nos estudos, aprendendo, nem que seja um pouco a cada dia. Boa sorte e a todos nós e bons estudos. Att. Mundico