9º ano – Matemática 1 – 12/05/2020
Bom dia pessoal,
Vamos começar com o gabarito da aula passada (08/05/2020):
Vou colocar aqui o exercício, caso você não tenha visto ainda:
Exercício: Resolva as equações do 2º grau, sendo U = IR.
(Obs.: Quando um exercício diz “sendo U = IR” ele está querendo dizer que o seu conjunto-universo é o conjunto de todos os números reais. Em outras palavras, ele quer dizer que as nossas respostas só poderão ser números reais. Se acharmos outro número que não seja número real, ele não poderá fazer parte da nossa resposta, beleza? Mas não fique confuso, para hoje isto não será nem necessário pensar. Na verdade, na maioria das vezes, não precisa esquentar muito a cabeça com isso. Mas é bom saber)
a) x² – 10x + 16 = 0
b) x² – 14x + 40 = 0
c) x² – 8x + 15 = 0
d) x² – 12x + 35 = 0
e) x² – 11x + 18 = 0
f) x² – 8x + 7 = 0
Gabarito: (Se você quiser vá colocando a letra correspondente em cada solução – Lembrando mais uma vez que esta atividade não precisa ser entregue, ok? – É para fazer e deixar no caderno. Na verdade estou começando a testar a maturidade de vocês em fazer a atividade para que você adquira conhecimento.)
( ) S = { 5, 7}
( ) S = { 2, 8}
( ) S = { 3, 5}
( ) S = { 2, 9}
( ) S = { 4, 10}
( ) S = { 1, 7}
( ) S = { 5, 9}
Espero que você tenha observado que existe uma resposta a mais. Sim, é verdade! Mas é só para você não deixar a última equação sem fazer pois você já saberá a resposta.
GABARITO: d, a, c, e, b, f, vazio.
Faça a autocorreção. Será muito importante para a nossa próxima aula.
ATIVIDADE DE HOJE:
Exercícios preparatórios para a aula online do dia 14/05/2020 (10h20).

Gostaria que vocês tentassem fazê-lo para ficarem preparadíssimos para a nossa aula ao vivo, beleza? Faça no seu caderno. Não há necessidade de entregar, ok?
Boa sorte e bons estudos!
Mundico
Todas as questões deveriam ser vistoriadas pelo professor, caso contrário, o esforço é praticamente inócuo.
Deveria considerar a utilização do Geogebra para uso no laboratório de informática do HMS.
Olá Carol,
Queira me desculpar, mas eu precisaria de mais informações para poder atender ao seu pedido e melhorar, dentro do possível, a minha prática docente. Eu particularmente, tenho como prática, pedir para que os alunos me mostrem a atividade. Para você ter uma ideia, somente neste tempo de pandemia, tenho ao todo 16 atividades que estou monitorando os alunos do 9º ano (contabilizando Matemática1, Matemática2 e Física). Você pode observar que nestas atividades (para serem entregues), infelizmente eu não pude enviar o gabarito das mesmas, uma vez que, caso eu o faça, não poderei aceitar mais o trabalho de ninguém, dando a atividade por encerrada. E eu ainda tenho muitos alunos que não fizeram todas as atividades e eu tenho uma planilha com este controle para poder tentar de alguma forma acompanhar a construção do conhecimento do meu aluno de uma forma não-presencial. Nas outras atividades (que não precisam ser apresentadas) depois eu libero o gabarito para que o aluno faça a autocorreção. No meio deste processo, as dúvidas irão surgir, inevitavelmente (basta lembrarmos que isso é normal até de forma presencial). Estas dúvidas poderão surgir na hora de fazer a atividade e após a autocorreção, caso o aluno não detecte onde errou e insisto em dizer que isto é mais do que normal e até mesmo esperado. Estranho seria se não tivesse a dúvida, não é mesmo? Infelizmente, somente alguns alunos estão tirando dúvidas comigo. Na nossa plataforma, você pode observar que eu criei diversos fóruns para que os alunos postem as suas dúvidas e, diariamente, tenham-nas sanadas. A dúvida de um aluno, por exemplo, pode até já ter sido tirada no fórum e isto é bem bacana quando ocorre (o fórum ficaria como um repositório de dúvidas e respostas, tornando-se uma fonte rica de informações para consulta). Porém os alunos que por algum motivo não queiram se expor, podem (também na plataforma) usar a ferramenta “mensagem” no qual enviarão sua dúvida somente para mim e novamente terão, diariamente, uma resposta sobre o seu questionamento. Inclusive, uma das atividades que preparei para eles foi a respeito do LaTeX, no qual ele conseguirá, digitalmente, escrever suas dúvidas (fórmulas, equações, etc). Ele também pode tirar foto do que fez e me enviar por mensagem. Ou seja, as possibilidades são muitas e em todas elas estou prontamente à disposição para sanar a dúvida de todos. Em alguns casos a dúvida gera até a necessidade da criação de uma videoaula para facilitar o aprendizado. Por esta razão fiquei surpreso com o comentário, pois eu tinha tentado fechar todas as brechas possíveis e prestar um serviço de excelência para os meus alunos. Agradeço se você puder me pontuar onde deixei alguma ponta solta neste processo. Em relação ao Geogebra, o laboratório da escola já possui este software em todas os computadores, uma solicitação que fiz já tem mais ou menos uns 4 anos, fazendo parte da minha prática pedagógica. Alguns alunos sempre foram muito resistentes a ela, mas tive uma aceitação muito maior deste trabalho agora nesta época de distanciamento. Ficarei, portanto, no aguardo do seu feedback para que eu possa melhorar a minha prática. Eu, sinceramente sou muito crítico (até comigo mesmo) e quando eu olho algo que fiz penso logo: “Poxa, se eu tivesse feito assim, ficaria melhor…” A vida foi, ainda é, e sempre será assim: precisamos melhorar diariamente. Agradeço a sua participação neste processo. Att. Luis Edmundo (Mundico)