BATERIA DE QUESTÕES – FILOSOFIA 2º ANO/2º TRIMESTRE

Julho 14, 2023 0 Por Claudio Almeida

OBRIGATÓRIO PARA OS ALUNOS EM RECUPERAÇÃO PARALELA.ENTREGA:  até 31 de agosto.

1)O que se entende como MITO GREGO?

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2)O que se entende por ócio criativo e por que ele se diferencia do entretenimento?

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3)Platão achava que as coisas que percebemos são somente imagens, as sombras projetadas em nossa pequena caverna, oriundas de realidades superiores que existem, perenes, imutáveis, perfeitas, no mundo das ideias Acima de tudo, a ideia do bem. Isso corresponde à Teoria das Ideias?

a) Não, este resumo trata de uma conversação entre Sartre e Heidegger.

b) Sim, é parte do resumo dos conceitos de Platão. 

c)  n.d.a

4)A opinião (doxa), no pensamento de Platão representa um saber sem fundamentação metódica. É um saber que possui sua origem:

a) Num saber eclético, provenientes do pensamento de alguns filósofos.

b) Nos mitos religiosos, lendas e poemas;

c) Nas imprevisões e nas sensações das coisas sensíveis;

d) No discurso dos sofistas na época da democracia ateniense;

5)Sócrates, grande filósofo grego, formou numerosos discípulos, que seguiram diferentes caminhos para buscar o conhecimento real.

A grande preocupação socrática era:

a) interpretar o mundo como sendo espiritual e organizado segundo uma moral baseada em verdadeiros conceitos imutáveis.

b) compreender as causas primeiras e os fins últimos de todas as coisas, pois só se pode dizer que se conhece alguma coisa quando se conhece sua causa primeira.

c) o autoconhecimento que poderia ser obtido por meio da ironia e da maiêutica, métodos que consistem em fazer indagação, fingindo ignorância, para despertar no interlocutor o conhecimento latente.

d) fazer um estudo crítico da História, comparando a História Grega com a dos povos orientais, a fim de mostrar que o mundo era mais amplo do que se imaginava.

e) mostrar que todo o conhecimento era obtido por intermédio dos sentidos humanos e que, por esses serem falhos, era relativo e limitado.

6)A estética corresponde ao ramo da filosofia que se ocupa das manifestações artísticas, buscando apontar, por exemplo, os diferentes critérios e modos como em diferentes momentos ou culturas se percebe e classifica algo como belo, sublime ou agradável. Trata-se, assim, de uma forma de conhecimento que não nega a razão, ao certo, mas que coloca em relevo a forma como ela se relaciona com a imaginação e com a sensibilidade.

A partir do exposto acima, é correto afirmar:  

a) Juntamente com a razão, a imaginação e a sensibilidade são fatores indispensáveis para a nossa apreensão do mundo e das coisas.    

b) A estética é o campo da filosofia que se ocupa da relação entre o pensamento e a religião.    

c) Na estética, a razão predomina sobre a sensibilidade e a imaginação.    

d) O sublime e o agradável devem ser apreendidos de forma objetiva pelo raciocínio lógico.    

e) Na estética não há lugar para a razão, visto que ela se baseia na sensibilidade e na imaginação.    

7)Analise as afirmativas abaixo:
1. No início do século VI a. C. surgem os primeiros pensadores cosmológicos que, progressivamente, foram abandonando a narrativa mítica e, no seu lugar, empregaram um discurso racional sobre a natureza, os acontecimentos naturais e a ordem do mundo.
2. A filosofia surgiu quando pensadores gregos perceberam que as verdades do mundo e dos humanos não eram algo secreto e misterioso, que precisavam ser revelados por divindades, mas podiam ser conhecidas através de operações mentais do raciocínio.
3. A filosofia, no sentido etimológico do termo, ou seja, como amor e respeito pelo saber, surge com a publicação dos escritos de Platão e Aristóteles, resultados da perscrutação.
4. Quando os pensadores da Grécia Antiga compreenderam que o conhecimento depende apenas do uso correto do pensamento e que permite que a verdade possa ser conhecida por todos, surge a filosofia.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.

B São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

8)“Os atenienses são os primeiros a elaborar teoricamente o ideal democrático, dando ao cidadão a capacidade de decidir os destinos da pólis (cidade-estado grega). Habituado ao discurso, o povo grego encontra na ágora (praça pública) o espaço social para o debate e o exercício da persuasão.” Uma das características da democracia ateniense era a participação dos próprios cidadãos nas tomadas de decisões políticas realizadas em assembleias. ARANHA, Maria Lúcia; MARTINS, Maria Helena P. Filosofando: introdução à filosofia. 3.ª ed. revista. São Paulo: Moderna, 2003, p. 216. O modo de organização política referido no texto é denominado democracia 

A)representativa. 

B)populista. 

C)liberal. 

D)direta. 

9)Embora a força física seja condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Ele precisa ter legitimidade, que se configura pelo consentimento dos governados. ARANHA, Maria Lúcia; MARTINS, Maria Helena P. Filosofando: introdução à filosofia. 4 ed. São Paulo: Moderna, 2009, p. 267. Em relação aos Estados democráticos modernos, pode-se afirmar que sua legitimidade baseia-se 

A) na vontade divina. 

B) na vontade do povo. 

C) no poder da tradição. 

D) na qualidade de seus mandatários.  

10)Hoje os cientistas trabalham coletivamente, em equipes, nos grandes laboratórios universitários, nos dos institutos de pesquisa e nos das grandes transnacionais que participam de um sistema conhecido como complexo industrial-militar. As pesquisas são financiadas pelo Estado e pelas empresas privadas. São pesquisas que exigem altos investimentos econômicos e das quais se esperam resultados que a opinião pública nem sempre conhece. CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2003, p. 236 (com adaptações). O conhecimento das condições na qual se produz a ciência atual nos permite questioná-la quanto a sua pretensa 

A) neutralidade. 

B) racionalidade. 

C) falseabilidade. 

D) complexidade.