3º Trimestre – Bateria de Questões de História – 9º Ano EF
01) O período entre guerras ficou muito marcado pela existência de regimes totalitários e outros regimes autoritários que se inspiraram neles. Os casos de totalitarismo desse período são o stalinismo, o fascismo e o nazismo. Entre as características dos regimes totalitários, selecione a alternativa INCORRETA.
a) Uso do terror
b) Pluripartidarismo
c) Censura
d) Criação de inimigos internos ou externos
e) Culto ao líder
2)É uma característica do fascismo de Mussolini:
a) descentralização administrativa.
b) totalitarismo.
c) internacionalismo.
d) pacifismo.
e) Nenhuma das alternativas acima.
3)O fascismo ascendeu na Itália, em grande parte, com o apoio e a conivência dos liberais que viam nos fascistas o principal meio de combater:
a) os socialistas.
b) os separatistas dos Estados pontifícios.
c) os monarquistas.
d) os nazistas.
e) Nenhuma das alternativas acima.
4)Os efeitos da Grande Depressão levaram milhões de pessoas a ficar sem trabalho e sem esperança ao redor do mundo. Essa situação favoreceu o surgimento de políticos e partidos autoritários que acusavam as democracias liberais de serem incapazes de resolver os problemas da população. Para eles, a solução deveria ser uma espécie de “salvador da pátria”. Surgiram assim, inúmeros fascismos, entre os quais o fascismo italiano e o nazismo alemão. BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História Sociedade & Cidadania. São Paulo: FTD, 2015. Aponte três das principais características comuns aos regimes fascistas.
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05)“Tudo no Estado, nada contra o Estado, e nada fora do Estado.“ Disponível em: https://citacoes.in/autores/benito-mussolini/. Explique a característica do fascismo presente no texto.
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06. A despeito de instituições intervencionistas como o Comitê de Alimentos do Reich, Hitler e a liderança nazista em geral tentaram administrar a economia por meio de um controle rígido do mercado econômico em vez de nacionalização ou tomadas de controle estatais diretas. (…). Além disso, o Ministério da Economia insistiu ativamente na criação de cartéis em áreas-chave, de modo a facilitar ao Estado a direção e o monitoramento de aumentos na produção relacionada à guerra. A despeito desse aumento da intervenção estatal, conforme os porta-vozes nazistas insistiam repetidamente, a Alemanha permaneceria uma economia de livre mercado, na qual o Estado proporcionava liderança e estabelecia as metas primárias. EVANS, Richard J. O Terceiro Reich no Poder, vol. 2. São Paulo: Planeta, 2010, p. 384.
Com base na análise do texto acima, do historiador Richard Evans, podemos afirmar que o nazi-fascismo é uma ideologia política de
(A) extrema esquerda.
(B) esquerda.
(C) centro.
(D) direita.
(E) extrema direita.
07. “Enfiar, na cabeça dura das massas, a devoção a Hitler como o Deus da nova Alemanha tornou-se o meu objetivo único.” (Joseph Goebbels) Dentre as características dos regimes fascistas presente na citação acima, podemos apontar
(A) a defesa da liberdade de expressão.
(B) o culto à imagem do líder supremo da nação.
(C) a luta contra as diferenças sociais.
(D) a valorização do regime democrático.
(E) o respeito aos povos de culturas diferentes.
08. “Ao contrário do historiador contemporâneo ao fascismo (…) não podemos tratar o fascismo como um movimento morto, pertencente à história e sem qualquer papel político contemporâneo. Encontramo-nos, desta forma, numa situação insólita: sabemos qual é a prática e as consequências do fascismo e sabemos, ainda, que não é um fenômeno puramente histórico, aprisionado no passado. Assim, torna-se impossível escrever sobre o fascismo histórico sem ter em mente o neofascismo e suas possibilidades.” Daniel Araão Reis Filho. O século XX. Assinale a alternativa que se refere corretamente ao trecho acima.
(A) O fascismo é um fenômeno puramente histórico e datado, restrito às experiências totalitárias da primeira metade do século XX.
(B) O fascismo, além de fenômeno histórico, faz-se presente na sociedade contemporânea através das práticas identificadas como neofascismo.
(C) O fascismo e o neofascismo são fenômenos históricos que, por tratar de passado e presente, não podem ser estudados e documentados historicamente.
(D) No que diz respeito à escrita da história do fascismo, a análise dos historiadores contemporâneos ao fascismo é idêntica à dos historiadores atuais.
(E) O fascismo, como fenômeno histórico, não possui relação alguma com os fenômenos políticos nos dias atuais
09)A educação militar fazia parte de toda uma estrutura de ensino que visava formar o “novo homem” através de uma educação integral que envolvia o lado psicológico, físico e social. No começo do governo, as aulas de educação física se converteram no cenário ideal para preparar os corpos e as mentes dos jovens para o espírito guerreiro. ROSA, Cristina Souza. Pequenos soldados do Fascismo: a educação militar durante o governo de Mussolini. Antíteses, vol. 2, n. 4, Londrina, PR, p. 622, jul-dez de 2009. A educação de crianças e jovens, como a implementada pelo governo fascista na Itália (1922-1943), tinha por objetivo formar
(A) apoiadores do socialismo e do movimento operário.
(B) adeptos do nacionalismo e da subordinação hierárquica.
(C) simpatizantes da democracia e das liberdades individuais.
(D) defensores das inovações modernistas e da emancipação feminina.
(E) cidadãos conscientes dos direitos e deveres na sociedade.
10. O símbolo abaixo representa uma das forças que provocaram a Segunda Guerra Mundial, que foi uma disputa pela hegemonia do poder global. O símbolo se refere ao
(A) Pan-eslavismo.
(B) Comunismo.
(C) Anarquismo.
(D) Integralismo.
(E) Nazismo.
11)O que foi o Estado Novo no Brasil entre 1937-45?
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12)Qual o papel do Departamento de Imprensa e Propaganda?
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13)Qual a relação entre a 2ª Guerra Mundial e o fim do Estado Novo?
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14)Acerca das leis trabalhistas definidas na CLT de Vargas, cite três que foram inovadoras.
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15)Analise a frase: “Vargas foi o pai dos pobres mas foi a mãe dos ricos”.
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