Gabarito de História – questões discursivas 1º Ano
1)A ideia da acumulação de metais preciosos como expressão da riqueza de um reino e seu rei tinha como uma de suas origens o comércio com outros reinos. Neste caso, ao vender (exportar) mais do que comprava (importar), o efeito prático seria a acumulação destes metais preciosos no interior do reino, tornando-o mais rico que seus rivais.
2)Em O Leviatã, Hobbes defende que a origem do poder real – sua soberania política – residiria num pacto entre governados e governante seriam mutuamente beneficiados. O Rei, “cabeça” do corpo político do reino, exerceria o poder ilimitado como condição para o estabelecimento de uma ordem social pacífica. Em troca, os governados abririam mão de seus direitos. Portanto, o pacto social sustentaria a soberania do rei.
3)No estado de natureza valeria a lei do mais forte, as relações primitivas a ele conexas. Na sociedade civil, as leis estabeleceriam o equilíbrio social pela equidade das relações ABAIXO do rei – o corpo da nação que sustenta o rei.
4)Acerca da crise do século XIV seus elementos constitutivos foram: a guerra (dos Cem anos e das Duas Rosas), a Peste Negra, a fome e as “jacquerias” ou revoltas camponesas.
5)As Cruzadas estão ligadas com o desenvolvimento de novas e crescentes rotas mercantis e que estimularam a expansão do comércio, da demanda por novos produtos, a emergência de uma fração de mercadores, o estabelecimento de feiras de comércio e sua evolução em burgos, organizados com corporações de ofícios e guildas entre outros aspectos, novos mecanismos de troca e crédito como letras de câmbio e cartas de crédito, o que por sua vez foi gerando um sistema bancário, rudimentar em seu início, mas cada vez mais complexo.