Bateria de questões de História 3º trimestre 2º ano
01) Sobre a Revolução Farroupilha, assinale a única alternativa que está INCORRETA.
a) Os promotores dessa revolução foram os estancieiros gaúchos que pretendiam separar-se politicamente do Brasil.
b) Foi a mais longa guerra civil brasileira.
c) Bento Gonçalves foi um dos líderes dessa revolta.
d) Foi um movimento liderado pelas elites empobrecidas, extremamente organizado militarmente e voltado para a solução dos problemas das camadas mais pobres da população do Rio Grande do Sul, e norte do Uruguai e Argentina.
e) Esse movimento teve também causas econômicas: o principal produto da região, o charque, comercializado no mercado interno foi taxado de forma elevada, o que facilitou a concorrência do charque platino, privilegiado pelas baixas taxas alfandegárias.
02)Assinale a alternativa que apresenta o fato que marcou o início do Segundo Reinado no Brasil.
a) Noite das Garrafadas
b) Abdicação de Dom Pedro I
c) Golpe da Maioridade
d) Confederação do Equador
e) Ato Adicional de 1834
03)Durante o Segundo Reinado, vários fatores contribuíram decisivamente para que a economia brasileira entrasse em um período de relativa prosperidade. No que diz respeito a esses fatores, assinale a alternativa correta.
a) Aumento da exportação de café, com a consequente formação de capitais para a indústria nascente.
b) Diversificação da atividade agrícola, com o surgimento de novos produtos de exportação, como cacau, borracha e café, além dos produtos tradicionais como açúcar e algodão; crescimento das atividades industriais e de serviços, impulsionado pelo café.
c) Início do processo de imigração, com a vinda de muitos italianos para trabalhar nos cafezais, verificando-se um expressivo aumento do mercado interno para os produtos industriais; adoção, por parte das fazendas de café, de equipamentos aperfeiçoados, fato que estimulou a indústria nacional.
d) Criação da tarifa Alves Branco, em 1844, que aumentou as taxas aduaneiras de artigos manufaturados importados, dando impulso ao processo de instalação de fábricas no Brasil; criação de leis que obrigavam a União a comprar produtos nacionais, a fim de estimular a indústria brasileira.
e) Início da Segunda Revolução Industrial, com a aplicação da força motriz do vapor em vários setores da produção, como o descaroçador do algodão, elevando a produtividade do trabalho e rompendo com o caráter monocultural da agricultura brasileira.
04)A partir da década de 1880, verifica-se um substancial aumento na imigração europeia para o Brasil, em especial, italianos, alemães e portugueses, para trabalharem nas fazendas de café em substituição aos escravos. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
a) A Igreja Católica, partindo do princípio de que todos os homens eram filhos de Deus, portanto, tinham alma, começou a pressionar D. Pedro II a dar liberdade aos escravos. Além disso, por serem maioria, temia-se uma revolta dos escravos em escala nacional.
b) Os africanos eram inadaptáveis ao trabalho agrícola e pouco lucrativos. Por isso os proprietários de terra deram início à sua substituição por imigrantes europeus, mais trabalhadores e conformados com a sua sorte.
c) A partir de meados do século XIX, consolidou-se a percepção de que a escravidão estava com os dias contados. Simultaneamente, transformações econômicas e sociais na Europa, que resultaram em crescimento demográfico, barateamento e aumento de escala dos transportes terrestres e marítimos, combinados com crises industriais e tensões sociais que provocaram grandes fluxos migratórios, tornaram os imigrantes, na visão da elite ilustrada brasileira, um substituto ideal dos escravos africanos.
d) Os proprietários de terras e de escravos, na sua grande maioria falidos, viam na abolição da escravatura um meio de obter compensações financeiras. Por isso deram início ao processo de imigração, trazendo europeus, que eram mais baratos, pressionando o Imperador a abolir a escravidão, indenizando-os.
e) Os imigrantes, enganados pela promessa de que o governo brasileiro lhes daria terras após 10 anos de trabalho na lavoura, vieram em grande número para o Brasil, decepcionando-se em seguida, aderindo, de um modo geral, ao anarquismo.
05)Qual foi a primeira província brasileira invadida pelos paraguaios durante a Guerra do Paraguai?
a) Santa Catarina
b) Mato Grosso
c) Rio Grande do Sul
d) Paraná
e) Rio de Janeiro
06)O Segundo Reinado foi a fase da história do país que sucedeu qual período?
a) Período Imperial.
b) Período Regencial.
c) Período Republicano.
d) Período Ditatorial.
07)Qual foi o episódio que marcou o início do Segundo Reinado?
a) Golpe da Minoridade.
b) Golpe da Terceira Idade.
c) Golpe da Maioridade.
d) Golpe do Segundo Reinado.
08)O Segundo Reinado foi caracterizado pela:
a) Abolição gradual da escravidão; relativa paz entre as províncias; Guerra do Paraguai (1864–1870).
b) Abolição gradual da escravidão; conflitos entre as províncias; Guerra do Paraguai (1864–1870).
c) Abolição gradual da escravidão; relativa paz entre as províncias; Guerra da Tríplice Aliança (1864–1870).
d) Manutenção da escravidão; fase de guerras entre as províncias; Guerra do Paraguai (1864–1870).
09)O Reinado de D. Pedro II foi marcado por ações que demonstravam o interesse da Monarquia em estimular o crescimento intelectual da nação. Considerando-se essa informação e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que, entre as principais ações nesse sentido, se destaca:
a) a criação de instituições de ensino – como a Escola de Minas de Ouro Preto, que, embora voltada à formação das elites, cumpriu importante função na pesquisa e na prospecção de minerais.
b) a fundação do Museu da Inconfidência – um museu-escola –, que representou um ato de reparação aos mineiros pela perda, no processo de devassa da Inconfidência Mineira, de seus ilustres intelectuais.
c) o financiamento da vinda da Missão Artística Francesa, que se propôs a estimular e ensinar as mais diversas formas de expressão artística a artistas brasileiros.
d) o resgate e proteção do Barroco Mineiro – e, consequentemente, de Aleijadinho, seu principal representante como forma de valorização da produção cultural brasileira.
10)Em relação ao Segundo Reinado e à economia cafeeira, é incorreto afirmar que:
a) o cultivo do café tornou-se o estabilizador da economia do império, reforçando o sistema de dominação dos senhores rurais.
b) a decretação do Bill Aberdeen ampliou o mercado consumidor de café no Oeste Paulista e região do Vale do Paraíba, consolidando o escravismo.
c) de 1830 a 1880, quase toda a energia econômica voltou-se para o cultivo do café, que se expandia consideravelmente.
d) as estradas de ferro foram aparecendo em decorrência do aumento das regiões cultivadas e da necessidade de solucionar a questão dos transportes.
e) a solução para a falta de mão de obra cafeeira após 1850 apoiou-se no incentivo à imigração, cujas primeiras iniciativas estavam ligadas à firma Vergueiro&Cia.
11)O crescimento da produção de café, durante o Segundo Reinado, contribuiu profundamente para a expansão econômica do país, que se tornou:
a) o maior comprador de grãos de café do mundo.
b) o país que mais devia o Fundo Monetário Internacional (FMI) do mundo.
c) o maior exportador de café do mundo.
d) o maior responsável pelo fornecimento do café que era colhido por meio do trabalho escravo dos indígenas.
12)O Segundo Reinado foi um período que vivenciou um profundo investimento na produção cafeeira no país, fato que possibilitou o investimento em transportes, facilitando o escoamento do produto. Sendo assim:
a) houve a expansão das ferrovias que viabilizaram o crescimento e surgimento de novas cidades e o desenvolvimento do comércio e da indústria no Brasil.
b) houve a expansão das linhas de ônibus, que facilitou o transporte não somente dos produtos, mas dos trabalhadores.
c) houve a expansão das ferrovias que viabilizaram o crescimento e surgimento de novas fazendas e o desenvolvimento do comércio e da indústria no Brasil.
d) houve a expansão da quantidade de navios nos portos nacionais, fato que contribuiu para o fortalecimento das relações do país com outras nações do mundo.
13) A partir da segunda metade do século XIX, o Brasil viu surgir gradativamente o declínio da mão de obra escrava e a introdução da mão de obra livre do imigrante, que se dirigiu à lavoura cafeeira.
Sobre a relação café – mão de obra, assinale a alternativa correta.
a) o café prosperou na Bahia, que já se destacava com o fumo e o cacau; a mão de obra utilizada era a do imigrante espanhol que logo se adaptou ao calor e costumes baianos, sendo assalariado.
b) a lavoura cafeeira se estendeu do norte do Paraná até o oeste de Santa Catarina, sendo os alemães e poloneses trazidos da Europa para trabalharem como meeiros ou terceiros.
c) o café se instalou desde o Pará até São Paulo. Foi o responsável pela chegada dos japoneses, que tiveram muita dificuldade de adaptação (dada a diferença da língua e dos costumes), logo superadas. São eles, os responsáveis pela instalação de sítios e chácaras no Brasil.
d) o café, produzido em latifúndios, se estendeu por todo o litoral brasileiro; a mão de obra escrava era responsável pelo plantio e a imigrante, alemã e italiana, pela secagem e descascagem, havendo harmonia no convívio entre os trabalhadores e os patrões.
e) a lavoura cafeeira, por se adaptar melhor às áreas temperadas, encontrou na zona da Mata (MG) e na província de São Paulo as condições ideais. Na região do Vale do Paraíba, a produção ocorreu de maneira tradicional, sendo utilizada a mão de obra escrava. Estendendo-se para o interior paulista, a mão de obra do imigrante italiano substituiu a escrava, inicialmente através da parceria e, depois, através do sistema de colonato.
14)_______________ foi um dos fatos que marcaram o Segundo Reinado. Composto por republicanos e monarquistas, seus integrantes eram comerciantes, profissionais liberais, estudantes, escravos e ex-escravos.
O principal objetivo dessa organização era acabar com a escravidão. Afirmavam que o trabalho livre estimularia a produtividade e que o fim do comércio de escravos proporcionaria investimentos em outros âmbitos.
a) O movimento escravocrata
b) O movimento antiescravismo
c) O movimento liberal
d) O movimento abolicionista
15)Dom Pedro II assumiu o trono do Brasil com quantos anos?
a) 11 anos.
b) 12 anos.
c) 13 anos.
d) 14 anos.