Cinema

Os irmãos Lumière são conhecidos como os pais do cinema moderno, pois foram pioneiros na invenção da imagem em movimento no mundo. Ou seja, foram inventores do cinematógrafo, um aparelho que reproduzia movimento a partir do sequenciamento de fotogramas. Nesse sentido, foram pioneiros no aperfeiçoamento e também no registro dessa invenção.

Antes de mais nada, a primeira exibição de um filme aconteceu no dia 28 de dezembro de 1895, na cidade de La Ciotat. Nesse sentido, os irmãos Lumière organizaram o evento sem pretensão de comercializar o invento e seus usos, pois viam o cinematógrafo como um produto científico.

Geralmente, as exibições assustavam o público, pois eram imagens realistas e em grande escala. Como exemplo, pode-se citar o curto documentário “A Saída da Fábrica Lumière em Lyon”, cuja cena do trem saindo da estação fez o público acreditar que o veículo estava saindo da tela.

Entretanto, as exibições no sudeste da  França tomaram outras proporções e viajaram o país. Desse modo, os irmãos Lumière foram parar no Grand Café em Paris, um importante ponto de encontro para os intelectuais da época. Além de anônimos, entre os espectadores presentes estava George Méliès, pai do cinema de ficção e dos efeitos especiais.

Vejam os primeiros filmes dos irmãos Lumière: