3º ano – Matemática 2 – 08/04/2020
Bom dia pessoal,
Esta semana você já pôde perceber que está sendo uma semana avaliativa para que possamos acompanhar mais de perto os seus estudos. Não está sendo nada muito complicado, pois quero primeiro tirá-lo da inércia e movimentá-lo a estudar.
Bem! Na aula do dia 01/04/2020 você deve ter iniciado o estudo do geogebra e teve duas atividades para fazer. Se você ainda não fez, volte ao dia primeiro e faça esta aula por completo.
Na aula de hoje, continuaremos o nosso estudo usando o Geogebra.
ATIVIDADE 3
Desenhe um quadrilátero ABCD e, em seguida, marque os pontos médios X, Y , W e Z dos segmentos AB, BC, CD e DA, respectivamente. Não é necessário que os nomes dos pontos apareçam em sua construção (você aprenderá a fazer isto em um próximo tutorial).

Implemente essa construção no GeoGebra, salve-a com o nome “varignon.ggb” e, então, anexe-a em uma mensagem enviada a mim pela plataforma (LMS – Moderna Compartilha) colocando o nome “O Teorema de
Varignon”. Na mesma mensagem, responda às seguintes perguntas:
(a) Quais são os pontos livres da construção?
(b) Que propriedade marcante o quadrilátero XYWZ possui? Faça sua conjectura e prove-a (visualizando a mesma no geogebra ao mover os pontos que você criou).
Obs.: Caso você não saiba o que é conjectura, não se desespere. Faça uma pesquisa rápida na internet e você aumentará o seu vocabulário. Observe que o exercício é de simples realização mas você não deve se assustar com o nome do teorema, ok?
ATIVIDADE 4
Informática é realmente uma ferramenta útil para o ensino da matemática? Existem diversos artigos no endereço: http://www.geogebra.im-uff.mat.br/, disponíveis no link “Biblioteca”, entre eles o artigo “A Aprendizagem da Matemática em Ambientes Informatizados”, de Maria Alice Gravina e
Lucila Maria Samtarosa no qual as autoras discutem o assunto e apresentam argumentos para uma resposta positiva. (Não é necessário imprimir o artigo, por favor!) O que eu gostaria neste momento é levantar uma discussão pedindo para você levantar um aspectivo positivo do uso da informática no processo de ensino e aprendizagem da matemática. E aspectos negativos? Você consegue levantar algum? Envie sua resposta no fórum da plataforma intitulado: “Atividade 4 – Análise do uso da informática no ensino/aprendizagem de Matemática”.
Boa sorte e bons estudos!
Mundico