2º Ano – Matemática 2 – 09/04/2020

Bom dia pessoal,

Pelo nosso cronograma hoje seria Matemática 1, pois Matemática 2 seria na sexta feira que será feriado. Como esta semana destina-se às atividades avaliativas e nós já temos uma atividade em Matemática 1 (terça-feira, 07 de abril) hoje iremos fazer atividades de Matemática 2.

Daremos então hoje continuidade ao estudo do Geogebra (Aula passada de Matemática 2, que pode ser obtida no link abaixo, no qual nós já tivemos duas atividades para serem realizadas).

Você precisará da aula anterior para fazer a aula de hoje, ok?

Vamos então a aula de hoje:

ATIVIDADE 3
Desenhe um quadrilátero ABCD e, em seguida, marque os pontos médios X, Y , W e Z dos segmentos AB, BC, CD e DA, respectivamente. Não é necessário que os nomes dos pontos apareçam em sua construção (você aprenderá a fazer isto em um próximo tutorial).

Implemente essa construção no GeoGebra, salve-a com o nome “varignon.ggb” e, então, anexe-a em uma mensagem enviada a mim pela plataforma (LMS – Moderna Compartilha) colocando o nome “O Teorema de
Varignon”. Na mesma mensagem, responda às seguintes perguntas:
(a) Quais são os pontos livres da construção?
(b) Que propriedade marcante o quadrilátero XYWZ possui? Faça sua conjectura e prove-a (visualizando a mesma no geogebra ao mover os pontos que você criou).

Obs.: Caso você não saiba o que é conjectura, não se desespere. Faça uma pesquisa rápida na internet e você aumentará o seu vocabulário. Observe que o exercício é de simples realização mas você não deve se assustar com o nome do teorema, ok?

ATIVIDADE 4
Informática é realmente uma ferramenta útil para o ensino da matemática? Existem diversos artigos no endereço: http://www.geogebra.im-uff.mat.br/, disponíveis no link “Biblioteca”, entre eles o artigo “A Aprendizagem da Matemática em Ambientes Informatizados”, de Maria Alice Gravina e
Lucila Maria Samtarosa no qual as autoras discutem o assunto e apresentam argumentos para uma resposta positiva. (Não é necessário imprimir o artigo, por favor!) O que eu gostaria neste momento é levantar uma discussão pedindo para você levantar um aspectivo positivo do uso da informática no processo de ensino e aprendizagem da matemática. E aspectos negativos? Você consegue levantar algum? Envie sua resposta no fórum da plataforma intitulado: “Atividade 4 – Análise do uso da informática no ensino/aprendizagem de Matemática”.

Boa sorte e bons estudos!

Mundico