Exercícios de História 8° ano

Abril 16, 2024 0 Por Marion
  1. Foi a partir das revoluções burguesas do século XVIII que o sistema capitalista se consolidou. Assinale a alternativa que contém o conjunto das revoluções chamadas de burguesas.
    a) Revolução Industrial, Revolução Francesa e Revolução Russa.
    b) Revolução Francesa, Revolução Inglesa e Guerra dos Cem anos.
    c) Revolução Francesa, Revolução Social Inglesa e Revolução socialista.
    d) Revolução Industrial, Revolução Francesa, Revolução Inglesa e a Independência do Brasil.
    e) Revolução Industrial, Revolução Francesa, Revolução Inglesa e a Independência dos Estados Unidos.
  2. ) A tentativa do rei Jaime II (1685-1689) de impor o catolicismo aos ingleses, contrariando o Parlamento, de maioria protestante, levou este último a convidar o príncipe holandês Guilherme de Orange, casado com a filha protestante de Jaime II, a ocupar o trono inglês. Guilherme, então, entrou na Inglaterra com seu exército e destronou o sogro, no movimento que ficou conhecido como Revolução Gloriosa. Relativamente a esse momento histórico, analise as assertivas abaixo.

I. Guilherme de Orange jurou obedecer à Declaração de Direitos (Bill of Rights), que passou a vigorar na Inglaterra desde então.
II. O processo revolucionário inglês foi inspirado nas ideias do pensador político Maquiavel.
III. A Revolução, de inspiração liberal, favoreceu o desenvolvimento do capitalismo e expansão dos negócios da burguesia manufatureira e mercantil, colaborando para o pioneirismo inglês na vindoura Revolução Industrial.
IV. A partir da Revolução Gloriosa, tornou-se comum dizer que, na Inglaterra, “o rei reina, mas quem governa é o Parlamento”.

Assinale a alternativa que apresenta somente assertivas corretas.
a) I, II, III e IV.
b) I, II e III.
c) I, III e IV.
d) II, III e IV.
e) Nenhumas das opções apresentadas.

3) “E desse modo os respectivos Lordes Espirituais, Temporais e Membros da Câmara dos Comuns (…) declaram: Que o pretenso poder de suspender as leis ou executar as leis por autoridade real sem consentimento do Parlamento é ilegal;
(…)
Que a criação ou manutenção de um exército permanente no reino em tempos de paz, a menos que com o consentimento do Parlamento, é ilegal”.

Traduzido de English Bill of Rights, 1689. Disponível em https://avalon.law.yale.edu/.

Considerando o texto da lei e o contexto político da Inglaterra ao fim do processo revolucionário no século XVII, é correto afirmar que a Declaração de Direitos de 1689
a) suprime todas as prerrogativas do Parlamento.
b) dispensa o aval parlamentar para mudar a legislação.
c) impõe limites ao poder monárquico.
d) impossibilita a criação de um exército.
e) estabelece um regime republicano.

  1. ) Leia o trecho abaixo.

“A natureza revolucionária da Revolução Inglesa pode ser demonstrada em parte pelos seus efeitos e, por outro lado, por suas palavras. Não somente conseguiu a execução de um Rei (…), como também aboliu a monarquia; não se limitou a punir a uns tantos nobres e confiscar suas propriedades, mas também aboliu a Câmara dos Lordes; não somente protestou contra os desagradáveis curas de Hobbes, os clérigos e os bispos, mas também bloqueou a Igreja Oficial e se apoderou das propriedades do episcopado; não somente atacou os funcionários pouco populares, mas também aboliu todo sistema de instituições administrativas e legais do governo de suma importância (…). Aqui houve um choque de ideias e ideologias, e o nascimento de conceitos radicais que afetaram a todos os aspectos do comportamento humano e todas as instituições da sociedade, desde a família até a Igreja e o Estado”.

Fonte: STONE, Lawrence. Causas da Revolução Inglesa – 1529 -1642. Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração – EDUSC, 2000, p.102-103.

Sobre a Revolução Inglesa do século XVII é CORRETO afirmar que:
a) ampliou a autonomia financeira do poder real, permitindo a acumulação de riqueza necessária para a Revolução Industrial.
b) aboliu a propriedade individual, prejudicando os interesses da burguesia mercantil nascente.
c) reafirmou o anglicanismo como religião oficial do Estado inglês, promovendo perseguição aos puritanos.
d) recuperou a vocação rural da Inglaterra, priorizando o trabalho agrícola em detrimento do industrializado.
e) aniquilou o antigo aparelho de Estado, limitando o poder real, submetendo-o ao poder do Parlamento.

5) Entre as principais consequências ao final da Revolução Inglesa, no século XVII, deve-se citar
a) a restauração da Dinastia dos Stuart, a despeito do combate ao estado absolutista promovido pela burguesia por meio de uma prolongada guerra civil.
b) a criação da Igreja Anglicana, acompanhada do confisco de bens da Igreja Católica e da nomeação de Henrique VIII como chefe supremo da nova igreja.
c) a Proclamação da República e a nomeação, pelo Parlamento, de Oliver Cromwell como Primeiro Ministro da Inglaterra.
d) a consolidação de uma monarquia constitucional parlamentarista, acompanhada de princípios liberais ratificados na Declaração dos Direitos (Bill Of Rights).
e) o início da Revolução Puritana, que opôs anglicanos e calvinistas ao defenderem, respectivamente, o poder da coroa inglesa e o fim do absolutismo.

  1. (Enem 2021) TEXTO I

Macaulay enfatizou o glorioso acontecimento representado pela luta do Parlamento contra Carlos I em prol da liberdade política e religiosa do povo inglês; significou o primeiro confronto entre a liberdade e a tirania real, primeiro combate em favor do Iluminismo e do Liberalismo.
ARRUDA, J. J. A, Perspectivas da Revolução Inglesa. Rev. Bras. Hist. n. 7, 1984 (adaptado).

TEXTO II

A Revolução Inglesa, como todas as revoluções, foi causada pela ruptura da velha sociedade, e não pelos desejos da velha burguesia. Na década de 1640, camponeses se revoltaram contra os cercamentos, tecelões contra a miséria resultante da depressão e os crentes contra o Anticristo a fim de instalar o reino de Cristo na Terra.
HILL, C. Uma revolução burguesa? Rev. Bras. Hist., n. 7, 1984 (adaptado).

A concepção da Revolução Inglesa apresentada no Texto II diferencia-se da do Texto I ao destacar a existência de
a) pluralidade das demandas sociais.
b) homogeneidade das lutas religiosas.
c) unicidade das abordagens históricas.
d) superficialidade dos interesses políticos.
e) superioridade dos aspectos econômicos.

7) Em 1646, em plena guerra civil, um grupo de democratas em Londres afirmou que a soberania do Parlamento e sua resistência ao rei só poderiam se justificar teoricamente se essa soberania derivasse do povo. Assim, se o povo era soberano, então o Parlamento teria de se fazer representante do povo. O mais pobre dos indivíduos tem tanto direito de votar quanto o mais rico e o mais importante deles.

(Christopher Hill. O Século das Revoluções)

O texto, que trata de uma revolução e de um grupo político nela interveniente, refere-se:
a) à Revolução Ludita e ao grupo dos destruidores de máquinas;
b) à Revolução Gloriosa e ao grupo dos cartistas;
c) à Revolução Gloriosa e ao grupo dos cavaleiros;
d) à Revolução Puritana e ao grupo dos diggers ou escavadores;
e) à Revolução Puritana e ao grupo dos levellers ou niveladores.

  1. Este ano a imprensa inglesa noticiou que multidões comemoram o 90º aniversário da rainha Elizabeth, que realizou um passeio público. A Monarquia tem uma tradição histórica na Inglaterra e boa parte do povo inglês reverenciou os noventa anos da rainha Elizabeth.

Nesse contexto, e considerando as raízes históricas do atual sistema de governo da Inglaterra é correto afirmar, exceto:
a) Além de garantir a propriedade privada, a Declaração de Direitos (1689), elaborada pelo Parlamento Inglês, estabelecia a superioridade do parlamento sobre o rei.
b) A Revolução Gloriosa ocorreu entre 1688 e 1689, determinando o fim do absolutismo monárquico, estabelecendo a monarquia parlamentar constitucional.
c) O Primeiro-Ministro da Inglaterra não pode atuar em conflitos diplomáticos e na política externa, cabendo à rainha este direito, estabelecido pelo Parlamento Inglês.
d) O Parlamento Inglês é formado pela Câmara dos Comuns e pela Câmara dos Lordes. Existe também a Sala da Rainha, que é aberta para o pronunciamento anual da monarca.

9) No Império Romano, o sal era um dos fundamentos tradicionais da vida e da cultura. Esse hábito permaneceu entre os europeus e, apesar de ser conhecido nos vários continentes, o sal não era usual na dieta dos povos africanos ou indígenas até o contato mais sistemático com os brancos, ocorrido a partir do século XVI. Qual das situações históricas a seguir NÃO influiu no processo de difusão da cultura europeia no período?
a) Expansão marítima da Era Moderna.
b) Tráfico de escravos da África para a América.
c) Estabelecimento de missões e reduções pela Companhia de Jesus.
d) Revolução Gloriosa.
e) Fundação de fortes lusitanos na Guiné e na Costa do Marfim.

  1. ) Durante o século XVII, a Inglaterra experimentou um período de profundas e violentas transformações políticas, desde a eclosão da Guerra Civil Inglesa (1642-1651) até a Revolução Gloriosa (1688).

Entre as principais consequências desse processo, podem ser enumeradas
a) a transição do absolutismo para uma monarquia constitucional e a limitação dos poderes políticos do monarca.
b) a abolição da propriedade privada e a adoção de um sistema de terras comunais em todo o país.
c) a independência das treze colônias inglesas da América do Norte e a abertura dos portos ingleses aos navios estrangeiros.
d) a derrota militar das forças reformistas e a consolidação do absolutismo monárquico nas mãos de Oliver Cromwell.
e) a abolição do anglicanismo e a afirmação do calvinismo como religião oficial da Inglaterra.

  1. O processo histórico denominado Revolução Inglesa ou Revolução Gloriosa teve como palco a Inglaterra no período de 1640 a 1688, lançando as bases da Monarquia Parlamentar Inglesa. Sobre a Revolução Inglesa, assinale a alternativa INCORRETA.
    a) Esse foi um momento marcado pelo fortalecimento do Parlamento através da Carta de Direitos que limitava o poder do soberano.
    b) A religião oficial do Estado continuou sendo o Anglicanismo, contudo, prevaleceu a liberdade de culto.
    c) Ambas as revoluções propunham a centralização do poder nas mãos do monarca em detrimento do parlamento.
    d) O Parlamento representava os interesses de uma elite relacionada com o comércio a qual conseguiu inúmeras liberdades.
    e) O sistema parlamentar inglês é um modelo de representatividade que influenciou na organização de constituições em diversos países do Ocidente.
  2. As chamadas “revoluções inglesas”, transcorridas entre 1640 e 1688, tiveram como resultados imediatos
    a) a proclamação dos Direitos do Homem e do Cidadão e o fim dos monopólios comerciais.
    b) o surgimento da monarquia absoluta e as guerras contra a França napoleônica.
    c) o reconhecimento do catolicismo como religião oficial e o fortalecimento da ingerência papal nas questões locais.
    d) o fim do anglicanismo e o início das demarcações das terras comuns.
    e) o fortalecimento do Parlamento e o aumento, no governo, da influência dos grupos ligados às atividades comerciais.
  3. Que é ilegal a faculdade que se atribui à autoridade real para suspender as leis ou seu cumprimento.

Que é ilegal toda cobrança de impostos para a Coroa sem o concurso do Parlamento, sob pretexto de prerrogativa, ou em época e modo diferentes dos designados por ele próprio.

Que é indispensável convocar com frequência os Parlamentos para satisfazer os agravos, assim como para corrigir, afirmar e conservar as leis.

Declaração dos Direitos. Disponível em http://disciplinas.stoa.usp.br. Acesso em: 20 dez. 2011 (adaptado).

No documento de 1689, identifica-se uma particularidade da Inglaterra diante dos demais Estados europeus na Época Moderna. A peculiaridade inglesa e o regime político que predominavam na Europa continental estão indicados, respectivamente, em:
a) Redução da influência do papa — Teocracia.
b) Limitação do poder do soberano — Absolutismo.
c) Ampliação da dominação da nobreza — República.
d) Expansão da força do presidente — Parlamentarismo.
e) Restrição da competência do congresso — Presidencialismo.

15) “Para o progresso do armamento marítimo e da navegação, que sob a boa providência e proteção divina interessam tanto à prosperidade, à segurança e ao poderio deste reino […], nenhuma mercadoria será importada ou exportada dos países, ilhas, plantações ou territórios pertencentes à Sua Majestade, ou em possessão de Sua Majestade, na Ásia, América e África, noutros navios senão nos que […] pertencem a súditos ingleses […] e que são comandados por um capitão inglês e tripulados por uma equipagem com três quartos de ingleses […], nenhum estrangeiro […] poderá exercer o ofício de mercador ou corretor num dos lugares supracitados, sob pena de confisco de todos os seus bens e mercadorias […]”.

Segundo Ato de Navegação de 1660. In: Pierre Deyon. O mercantilismo. São Paulo: Perspectiva, 1973, p. 94-95.

Por meio do Ato de Navegação de 1660, o governo inglês:
a) estabelecia que todas as mercadorias comercializadas por qualquer país europeu fossem transportadas por navios ingleses.
b) monopolizava seu próprio comércio e impulsionava a indústria naval inglesa, aumentando ainda mais a presença da Inglaterra nos mares do mundo.
c) enfrentava a poderosa França retirando-lhe a posição privilegiada de intermediária comercial em nível mundial.
d) desenvolvia a sua marinha, incentivava a indústria, expandia o Império, abrindo novos mercados internacionais ao seu excedente agrícola.
e) protegia os produtos ingleses, matérias-primas e manufaturados, que deveriam ter sua saída dificultada, de modo a gerar acúmulo de metais preciosos no Reino inglês.

16) Explique o que resultou do “Ato de Navegação “, aprovado por Oliver Cromwell, em 1651, na Inglaterra.

17. Por que a Revolução Gloriosa foi importante para que a Inglaterra chegasse à Revolução Industrial?

  1. Por que Cromwell governava para o Parlamento burguês?)
  2. Quem foi o líder da República Puritana?
  3. O que foi a Revolução Gloriosa na Inglaterra?
  4. Quais os interesses da burguesia e de Cromwell ao criar o Ato de Navegação?
  5. ) A Revolução Gloriosa selou um compromisso entre a burguesia e a nobreza proprietária de terras, fortaleceu o Parlamento, e criou condições favoráveis ao desenvolvimento econômico inglês e à instauração do capitalismo industrial na Inglaterra.

a) Explique os interesses dos seguintes sujeitos sociais na Revolução Inglesa: monarquia, nobreza e burguesia.
b) De que maneira a Revolução Inglesa contribuiu para fazer da Inglaterra a maior potência econômica da época?